sábado, 9 de junho de 2012

Sobre Colombia...


Durante o mês de maio, recebi a notícia de que finalmente publicaram um artigo que ajudei a escrever no ano passado. Ele foi baseado no meu trabalho de conclusão de curso da universidade, no relatório final de investigação científica de uma companheira da faculdade e na ajuda do nosso professor orientador de Economia.

Depois de tanto esforço e estudo, foi muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho pronto e disponível para todo mundo que se interessar pelo tema. Deixo aqui o link do site do Cadernos Prolam - USP para quem quiser conferir e aprender um pouco sobre as peculiaridades da Colômbia tanto no que se refere a sua economia, à violência política e ao crime organizado.

Por outro lado, gostaria de comentar sobre um fato que tem tido bastante repercursão aqui...o seqüestro e liberação de um jornalista francês, Romeo Langlois.

Há mais ou menos um mês ele foi cobrir uma matéria sobre operação anti-narcóticos e acabou abordando um helicópetero militar em companhia do exército colombiano para chegar até o lugar dos acontecimentos, no entanto, o que era para ser apenas uma operação de rontina acabou se tornando um confronto entre o exército e as Farc. Quatro militares terminaram mortos e o jornalista acabou nas mãos da guerrilha. Depois de passar um pouco mais de um mês em cativeiro, finalmente, Langlois foi liberado e suas declarações afirmando que as Farc não estariam tão fraca como o governo colombiano imagina fizeram com que a sociedade colombiana seja questionada uma vez mais sobre qual será a melhor maneira de superar o conflito armado interno, ou continuar enfrentando-se de maneira violenta até as últimas conseqüencias, ou apaziguar através de uma negociação.

Ao parecer, esse conflito armado que perdura já mais de meio século, infelizmente, ainda terá outros capítulos escritos antes do seu fim.

Deixo com vocês dois artigos bem interessantes sobre o ocorrido com o jornalista:

Romeo y la Guerra
Romeo en Macondo: la liberación del periodista francés



quarta-feira, 6 de junho de 2012

En la capital, Bogotá - Parte II

A passagem por Bogotá não ficou só pela feira do livro e os eventos culturais que se relacionavam a ela. Além de matar um pouquinho a saudade do Brasil, ver e comprar muitos livros interessantes, aproveitei também para saborear a oferta culinária da capital colombiana.

Sempre que vou a Bogotá não deixo de ir a um restaurante que se chama Crepes & Waffles. A comida é deliciosa e é do estilo mais saudável. A relação preço e benefício não deixa nada a desejar. Outro lugar que não perco a oportunidade de visitar é Wok, um restaurante de comida oriental (como aqui onde eu moro não existe nenhum restaurante desse estilo, me faz muita falta comer um sushi de vez em quando). Nesta viagem também pude conhecer um restaurante de massas que não conhecia. Se chama Archie's, a qualidade é muito boa, tanto, que me fez lembrar de um restaurante de massas de Buenos Aires que adoro, chamado La Parolaccia.

Humm que fome!! :p

Durante as minhas andanças pela capital colombiana conheci um casal de brasileiros que estava de passeio por lá, achei muito legal ver que os brasileiros estão se interessando mais por conhecer as riquezas culturais e naturais da Colômbia.

Mas, Bogotá é mais que isso, é uma cidade cosmopolita, uma metrópole latino-americana com constrastes e desigualdades assim como qualquer outra cidade grande da região, porém, o ar de Bogotá é diferente não só pela sua altitude de aproximadamente 2600m, lá se respira cultura pela diversidade de museos, teatros e bibliotecas; entretenimento por meio de uma oferta enorme de lugares onde comer, escutar música e dançar; o verde é mais verde na cidade de tijolinhos à vista e, apesar de que chova quase sempre, quando é possível, o céu se vê bonito como em nenhum outro lugar.

Links de lugares interessantes:

Museo del Oro
La candelaria
Quinta de Bolívar
Museo Botero
Monserrate
Biblioteca Virgilio Barco
Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez
Plaza de Bolivar
Andrés Carne de Res

Algumas fotos: